Bem Vindo ao site do Platinnum Hospitals!
Acessos:

Programa Plant for the Planet

Programa Plant for the Planet

Programa Plant for the Planet, de desenvolvimento sustentável, está recuperando áreas degradadas em todo o mundo.

Programa Plant for the Planet, de desenvolvimento sustentável, está recuperando áreas degradadas em todo o mundo.

 

A árvore é o melhor investimento que você pode fazer no mundo. Tudo o que você precisa é plantar uma pequena muda e décadas, ou até séculos depois, seus frutos irão multiplicar o seu trabalho de graça.” Com essa frase, Tristan Lecomte, embaixador do Plant for the Planet, começa a explicar o projeto em vídeo de divulgação.

Plant for the Planet é um programa de desenvolvimento sustentável lançado em 2009 que convida hóspedes a reutilizar toalhas por mais de uma noite através do slogan “Aqui, SUAS toalhas plantam árvores”. 50% do dinheiro economizado com o serviço de lavanderia são direcionados para financiar projetos de reflorestamento. A iniciativa, uma parceria entre a rede hoteleira Accor e o projeto Pur Project, plantou aproximadamente 4 milhões de árvores em 21 países da América do Sul, Europa, África e Ásia.

No Brasil, a Nordesta Reflorestamento Educação foi escolhida. “Já plantamos 400 mil mudas, recuperamos 500 nascentes e 24 quilômetros de margens de rios em 26 municípios”, comemora Neuza Falco Galvão, presidente da Ong.

As sementes utilizadas são coletadas e após passarem por um processo de beneficiamento, são guardadas em uma sala climatizada com sistema de desumidificadores. Atualmente, o banco conta com aproximadamente 160 espécies e dois milhões de sementes. Para o plantio são escolhidos lugares como nascentes e margens de rios e, quando possível, os fragmentos são conectados por corredores ecológicos para facilitar a movimentação da fauna. Cerca de 40 a 80 espécies diferentes são selecionadas para o reflorestamento.

O trabalho da Nordesta vai além do reflorestamento. A cada 3 mil árvores plantadas no terreno, o proprietário recebe uma colmeia de abelhas nativas. Os insetos são responsáveis pela polinização de grande parte das flores de plantas dos biomas do Brasil. “É uma forma de conservar as espécies de abelhas e gerar renda complementar para o pequeno agricultor”, afirma Neuza.

Atualmente o Plant for the Planet recupera nascentes das bacias dos rios Grande e São Francisco, mas Neuza pretende expandir. “No final do ano vamos começar dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, na bacia do rio Araguari”, comenta. A Nordesta trabalha em outros projetos de reflorestamento. Segundo a presidente, a Ong atua em 14 estados, 62 municípios e caminha para 10 milhões de árvores plantadas.

Translate »